Entrevista de Valete foi por nos encontrada no blogs que ja nao me lembro,mas penso que e no blog de kamikaz_undergraunder,
enfim de uma olhada entrevista feita pelo mano L.E.C.O da conspiracao feita em 2006 ao Keidje Lima AkA Valete (mc de Raiz "a face oculta" Valete e' so' pensamento)

L.V. -Bom, primeiro lugar é uma honra pro blog estar fazendo essa entrevista exclusiva contigo. Diz ai quem é o valete pra quem ainda não te conhece e diz o que tu anda fazendo ultimamente :

Valete - Valete é um Mc que começou a rimar em 97, tive o privilégio desde muito cedo de entrar em mix-tapes, e fiz o meu nome nounderground dessa forma. Sou essencialmente um Mc com uma mensagem de esquerda, mas gosto de estender o meu rap para além do discurso político. Tento ser o mais completo e versátil possível. Dou muito valor à escrita, e por tendência gosto de queimar muitos neurônios a escrever.Neste momento tou a gravar o meu 2º álbum ( o 1º chamava-se Educação Visual) e estou a deixar toda a minha alma nele. Também já deixei muito suor e sangue nas gravações....

L.V. - Bom, mano, como tu mesmo disse agora tu disse que valoriza muito a escrita. pra ti, quanto do rap é letra e quantos % é musica ?

Valete -Mano...em rap não há nada mais difícil que fazer grandes textos, grande liricismo. Tu até podes ter um grande flow, fazer grande música ,mas realmente o mais difícil é atingir altos níveis de escrita. Treinando qualquer um pode ter um bom flow, até ter muita musicalidade, mas escrever bem n vem só do treino, é preciso aptidão para isso. Mesmo assim eu acho que todos os rappers têm que saber fazer boas músicas. Nos Estados Unidos por exemplo a grande maioria dos rappers tem um bom flow, e sabem fazer boas músicas, logo o que distingue os melhores é o liricismo porque flow e musicalidade lá quase todos têm. Flow e musicalidade são requisitos mínimos para todos os mc¿s, nem se devia dar muita importância a isso porque devia ser uma obrigatoriedade. Tu não podes ser jogador de futebol senão souberes chutar uma bola. Todos os
jogadores sabem chutar, mas os que se distinguem são aqueles que chutam com efeito, de trivela e com maior eficácia.. É isso só és mc quando tens flow e musicalidade, depois o que nos vai distinguir uns dos outros é o impacto e a qualidade da nossa escrita.

L.V. -Quantos % pra cada (letra e musica ), 50% cada ?

Valete - É difícil medir isso em percentagem mas posso dizer que para mim a letra conta 60%, a musicalidade 40%... o ideal é ter as 2 coisas e não optar por uma delas...Super-mc's são aqueles que têm grandes letras e grande musicalidade. Ter musicalidade também faz parte da tua construção como MC.

L.V. -Na tua opinião , quem são (ou foram ) os maiores mc´s de todos os tempos ?

Valete - (risos) pergunta fodida... Não vivi a época do Rakim ( que é para muitos o Pai do liricismo) por isso acho que o Nas é o mc mais sólido e consistente que já ouvi até hoje. Por acaso nunca o achei muito transcendente, mas a verdade é que ele já está aqui há mais de 10 anos, ainda é dos melhores, e sempre conseguiu ser criativo, ser forte em street-tap, em sons descritivos, em storytelling, sons educativos, sons políticos, e até provou ser forte em battle no diss ao Jay-z. Para além de tudo é um gajo com um bom flow e em 94 revolucionou nas técnicas de rima, foi dos primeiros a explorar bem a rima silábica.

L.V. - O.k. , sei que grande da tua influência vem de artistas dos anos 90. como ele vê o rap americano hoje e nos anos 90 ?

Valete - Precisava de milhares de palavras para responder a essa pergunta, mas vou tentar resumir o que penso. O fato de Hip Hop nos USA ter-se tornado extremamente comercial ( e lucrativo por conseqüência) permitiu também à e ascensão do movimento underground/independente. Eu acho que o que se passa em mais de 90% do Mainstream americano não é HIpHOp porque não tem verdade, não tem alma e move-se por motivos errados. No cenário underground/independente as coisas têm mais pureza e criatividade, mas o fato de muitos rappers saberem que podem chegar ao mainstream e podem tornar-se milionários faz com que muitas vezes se concentrem em estratégias apenas para chegar a esse fim( o de chegar às editoras majors). E por isso vês muitos rappers no underground a lançar álbuns e mix-tapes a toda a hora com mais preocupação de fazerem buzz para se tornarem famosos, do que em realizar trabalhos de qualidade. Hoje tens rappers no underground que fazem umas 100 músicas por ano. E como é óbvio quantidade não é qualidade. Antigamente sentia-se que tudo era feito com mais amor, com mais carinho. Rappers estavam mais preocupados em serem grandes mc's para entraram no Hall of Fame do que em encherem os bolsos com rap formatado. Outra coisa é que acho que por lá o rap está prestes a esgotar-se. Hoje é muito difícil ficares a ouvir um álbum americano durante 1 semana seguida. Tudo soa a repetitivo. Desde as rimas aos beats, não parece haver nada de novo. É normal, milhões de rimas já foram feitas, milhões de beats também. É cada vez mais complexo ser original por lá. Em relação a Portugal acho que vamos entrar na fase da maturidade, o nosso espaço ainda está muito virgem, ainda podemos fazer muita coisa, temos muita coisa para explorar. Acho que vamos ver a qualidade de rap em Portugal e noutros países a subir, e nos Estados Unidos a decair.

L.V. - Dos rappers do mainstrean , quais tu excluiria dessa lista de "rap formatado " ?

Valete - é assim n oiço tudo por isso não conseguirei dizer todos os nomes, mas eu sinto que nomes como Kanye West, Common, Nas, Roots sentem o que fazem, podia excluir esses.

L.V. - Que podes adiantar do teu disco novo ?

Valete - Posso adiantar que estou a pôr sangue e suor neste álbum, e que sou um privilegiado por estar a trabalhar com todas as condições que sempre desejei. Tenho beats de um dos meus produtores favoritos em todo o Mundo (sam the kid), estou a gravar num grande estúdio, por isso tudo corre sobremaneira. Quanto ao resto posso dizer que vou contar com a participação do Mata-frakuxz, sam the kid, bónus e adamastor, os produtores deverão ser Dj Scotch, Sam The Kid, Condutor e é provável que use qualquer coisa do Dj Link e do Lince. o DJ será o Stick UP,é um mano com nível internacional, finalista do campeonato ITF que se realizou em Portugal, sem dúvida um dos melhores dj's que já tivemos no nosso país.

L.V. - E qual a principal diferença entre o Educação Visual e o disco novo ?

Valete -Eu tinha estipulado para mim mesmo que não lançaria outro álbum que fosse do mesmo nível ou inferior ao Educação Visual. A principal diferença sou eu mesmo, passaram-se quase 4 anos depois do Educação Visual, e estou melhor a escrever, melhor a fazer músicas, estou com mais truques, por isso vais sentir que será um álbum melhor a todos os níveis, e a nível de beats também.

L.V. - E depois desse disco ? quais os teus planos pro futuro ?

Valete - Como Mc , devo entrar em algumas compilações e mix-tapes depois do meu álbum, e fora disso quero revitalizar a editora Horizontal. Vamos lançar no início do ano uma mix-tape do Mata-Frakuxz, e depois temos o projecto Poesia Urbana que deve ter um vol 2 em 2006, e também vamos editar os álbuns a solo do Adamastor e do Bónus.

L.V. - O que o pessoal pode esperar pro poesia urbana 2 ?

Valete -Eu acredito mesmo que vai ser algo de extraordinário, porque vamos estar preocupados em chamar mc's que nesta altura estão num nível muito alto. Hoje em dia em Portugal tens alguns mc's que tudo o que fazem é bom. Já atingiram uma maturidade musical muito boa. Esses mc's estarão certamente na Poesia Urbana 2. Veremos também outros mais novos e manos dos CPLP, estamos atentos a tudo.

L.V. - Como tu vê a nova escola de Portugal ? lembro que uma vez tu disse que dificilmente íria existir uma geração como que tu pertence.

Valete - Eu acho que realmente que a minha geração que apareceu em 96/97 e que tinha nomes como os Micro, Dealema, Chullage, Sam The Kid, Adamastor, Sanrise, Xeg, Nigga Poison, Mafia Suleana etc, era realmente muito boa. Não é fácil apareceram tantos bons mc's em tão pouco tempo. Nesta altura também vejo alguns mc's muito talentosos, mas ao contrário do que muita gente pensa, duvido que aparecerá um super-mc do dia para a noite. Como o nível está muito alto o que vai acontecer é que mc's que apareceram há uns anos atrás se tiverem fome e dedicação vão chegar a uma primeira linha. Isso podes ver em mc's que já editavam cenas e entravam em mix-tapes no fim dos anos 90, não davam muito nas vistas mas que hoje estão muito fortes. Manos como o Royalistik , o Sir Scratch, O Pródigo, e o Bellini são alguns exemplos

L.V. - Associação de palavras :

Keidje Lima : um jovem louco por Hip Hop e que tenta por honestidade e humildade em tudo o que faz. Sem Hip Hop Keidje Lima é pouca coisa.

Valete : Um Mc competitivo pa caralho. Paranóico por tentar sempre ser hoje melhor do que ontem. Acredita que os homens medem-se pelo sacrifício que fazem. E as letras dele têm a honestidade e a humildade do keidje lima, e o perfeccionismo do mc mais exigente. Ele acredita que enquanto não estiver genial está wack.

50 Cent - Fama demais para o talento que tem...

Immortal technique - Elevou o rap de intervenção dando-lhe intensidade e liricismo. Muitas rappers de intervenção são excessivamente moralistas e chatos a rimar. Ele faz rap político com skills.

Canal 115 -3 grandes amigos, diferentes entre si, unidos pelo amor ao hip hop, pelos mesmos valores, e pelos skillz. É um privilégio fazer parte dum grupo com o Bónus e Adamastor, são dos mc's que mais gosto.

Horizontal - Verdadeiro Hip Hop. Rap frontal, marginal feito com amor e liricismo. Editora que caga em cima desses artistas formatados que têm muita fama, mas que fazem mais merda que Rinocerontes. ( pra quem n sabe, os rinocerontes cagam em média 10 kilos de merda por dia ahahah).

The Game -Acho-o mais mc que o 50 cent, n é nada de transcendente, é apenas mais um, mas gosto da cena de ele apesar de vender muito n abusar naqueles clips clichet de bling bling e putas. E o próprio álbum dele tem sentimento e alma. Prefiro levar com ele do que com muitos mc's - diarreia k os americanos lá têm.

Zulu nation - A Fundação. Acho que tudo seria diferente se todos os HipHopers incorporassem o espírito da Zulu Nation. Seria tudo mais belo e verdadeiro.

2pac - Lenda. Sempre senti pureza em quase tudo o que fez. Mas também relevou algumas contradições. Baller e Revolucionário , Unionista e Beef-Maker. Achei que a certa altura o dinheiro fodeu muitas das motivações que tinha. Como Mc tinha muita alma, e boa poesia. Rimava com o coração.

Notorious B.i.g.- Grande mc, grande storyteller, escrita de rua muito inteligente. Grande escritor, mas muitas vezes com uma mensagem muito fútil e destrutiva. Prefiro lembrá-lo pelo seu talento de rima, porque mensagem deixou muito pouca.

Rap brasileiro - Vejo muita consciência no rap brasileiro, rappers politica e socialmente bem preparados, mas em geral noto também alguma dificuldade de criarem compatibilidades da rima com a musicalidade. Muitas vezes sinto que falta flow e envolvência em muitos rappers brasileiros.

Rap português - Está a crescer tranquilamente, sinto alguma pena porque mc's que foram importantes no passado estagnaram e não têm evoluído. Mas alguns mc's estão a trabalhar a sério e estão a pôr o nível muito alto. Isso vai influenciar os rappers mais novos e se calhar daqui a uns 5/ 10 anos vamos ter dezenas de rappers a fazer coisas transcendentes. Acho é que em geral rappers daqui precisam de mais conhecimento, precisam de estar mais informados. Ler bons livros, jornais, blogs e ver bons filmes só ajuda. Nota-se que às vezes bons rappers são muito superficiais. Rimam muito dizem pouco.


Para mais informações visite:

http://www.horizontalrecords.com

0 comentários:

About this blog


Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde encontram-se.

Não hospedamos nenhum CD que seja de distribuição ilegal.

Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.

A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.

Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site, não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.

Quem se achar prejudicado por ter algum material seu publicado no blog entre em contato que o mesmo será de emediato removido.

Quem quiser ter o seu trabalho divulgado aqui mo blog, favor entrar em contato:

Musikkatekka@gmail.com

Quando fizer algum download procure comentar, que com essa iniciativa você estará incentivando mais pessoas a baixarem e ajudando o link a ficar mais tempo no ar.

Caso use algum material aqui do blog, por favor deixe o link da página onde você irá postar nos comentários da postagem.


Quem e o melhor Produtor Actual de HipHop?

Flash News

  • O rapper de Nampula Coldman esta em estudio a ultimar o seu primeiro album de originais deste album so podemos dizer que contem produções de 7cruzes, DMG, El Puto, Kilogramas entre outros, brevemente iremos postar o single do album.
  • O rapper & Produtor oriundo de Xai Xai, Denny Mos lançou recentemente o seu trabalho de originais em parceiria com 911 Estudio Generico, Album totalmente produziodo por ele mesmu intitulado “Jungle Musik”.
  • O Cotonote Records encontra se no auge da sua carreira apos o lancamento do album Babalaze do rapper Polemico azagaia, tem dois videos na manga ja gravados pela gravadora MG ProduÇoes, dos rapper Pitcho, “o novo som” e Izlo H, “Frente a Frente”.

Quem sou eu

Maputo, Maputo, Mozambique
Somos 2 jovens estudantes nomeadamente(Primo SparazZa & Denny MOs). Somos amantes da cultura Hiphop nos seus varios Elementos, por isso e mais alguma coisa criamos este Espaco. Neste Espaco iremos postar: * Entrevistas no "Passando a Palavra" * Downloads de musica naciona & Estrageira * Agenda de Eventos Culturais " Onde Se Curte esta Semana" * Divulgacao de Singles de varios arstistas * E Outros

Visitantes

Interatividade


Free chat widget @ ShoutMix